Pages

Ads 468x60px

.
Tecnologia do Blogger.

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O que é Literatura?



Creio que é uma resposta que para nós, a princípio, parece tão fácil quanto água na fonte, porém... Não é! Responder corretamente o que é literatura não é algo fácil, você entra com uma concepção e até o final do curso... Não, você não saberá o que é! E tenho certeza de que irão entender o porquê.
O que é literatura para mim pode não ser para você, é algo muito subjetivo, por exemplo, se você seguir a literatura, acreditando nela, então ela não será mais literatura e sim ganhará uma importância para você de caráter pragmático. Um bom exemplo para entender isso é a Bíblia, para quem acredita no que está escrito lá: ela não é literatura, ela possui caráter pragmático na vida das pessoas. Já para os que não acreditam, ela passa a ser, talvez, literatura, pois dentro da bíblia existem histórias, existem personagens que são definidos, existe todo um contexto histórico e etc.
Vejam abaixo a minha primeira concepção do que era Literatura, este texto foi escrito no primeiro dia de aula de Teoria Literária e o professor(Márcio Matiasse Cantarin) o leu para toda a sala, pois achou-o muito bom... Pensem na minha vergonha! Virei um tomate! Mas, hoje em dia vejo que é isso e MUITO mais!

Literatura através dos séculos.

O homem sempre sentiu necessidade de expressar-se, podemos perceber isto pelos desenhos nas paredes das cavernas feitos pelos homens primitivos e depois que inventou a escrita, um excelente meio de comunicação, jamais parou.
Todos temos sentimentos, sejam estes de frustrações, desespero, ódio, amor... Sentimentos estes que através dos séculos os nossos antepassados foram colocando em ordem, expressando-se por meio das palavras, rimando, organizando e formando nossa identidade histórica e cultural. A literatura é tudo aquilo que podemos ler, admirar e sentir, pois quem nunca chorou ao ler Romeo e Julieta? Quem nunca impressionou-se com o realismo de Machado de Assis? Quem nunca sentiu-se frustrado ao ler O morro dos ventos uivantes?
Se pessoas como estas não sentissem necessidade de expressar-se, não sentissem vontade de dar ao mundo um pouco de si mesmo, talvez hoje não teríamos nada mais do que uma vida sem beleza, sem encanto. Se pessoas como estas não tivessem criado os contos de fadas, em que acreditaríamos quando crianças? Por isto o artista tem uma grande importância, tanto quanto o cientista, o médico, o engenheiro, o contador... O artista busca a beleza em suas obras, busca embriagar o leitor para que este vivencie, sinta e defenda o mesmo ideal que os seus mocinhos, toda a produção literária através dos séculos foi se modificando, mas o objetivo continua o mesmo, tirar-nos das trevas da ignorância e nos tornar pessoas mais críticas, mais sensíveis, mais humanas. Porque, afinal, é isto que nos diferencia dos animais, nós temos a capacidade de criar coisas belíssimas e através da literatura podemos e mudamos o mundo.
Portanto, a literatura está presente no nosso cotidiano, seja através de um romance, uma poesia ou mesmo um filme. Tudo pode ser apreciado, pois não existe obras morais ou imorais e sim obras bem ou mal escritas.

(Autora: Letícia Maria de Godoy)

0 comentários:

Postar um comentário